segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tecnologia na escola

A humanidade tem evoluído em um processo continuo que é demonstrado pelos registros históricos, no entanto, para que chegassem a essa evolução, foi necessário aprimorar os inventos do homem que passaram por experimentos, adaptações até chegarem a serem utilizados como mecanismos que facilitassem o processo. Esse desenvolvimento está inserido na função da escola que deve ser mediadora da sociedade em busca do equilíbrio necessário para que todos possam se beneficiar dos avanços tecnológicos proposto pela evolução. No entanto pode-se observar que a educação brasileira tem se apropriado pouco das vantagens tecnológicas disponíveis, inserindo-as de forma ainda insuficiente nas escolas. A mudança no método de ensino através da inserção de tecnologia é considerada o maior desafio do educador no inicio desse século. O educador deve estar ligado ao surgimento das novas tecnologias, para utilizá-las como suporte na criação de um sistema de ensino com qualidade, agilidade e integração social, é evidente que no meio social sempre há resistência ao novo por parte de alguns indivíduos, na educação não é diferente, existem aqueles profissionais que ainda preferem utilizar-se de técnicas tradicionais e obsoletas ao invés das novas tecnologias. O novo conceito ainda não está claro para o educador, de que ele não precisa abandonar totalmente os métodos utilizados nas aulas, porém devem implantar novas técnicas e novos conceitos para favorecer e modernizar o trabalho educacional. Portanto para que isso ocorra cabe a nós educadores dominar as tecnologias eletrônicas aplicáveis a educação e utilizar esses meios de forma consciente, critica e criativa, para então, a partir daí, promover uma educação que atenda as necessidades reais de nossa sociedade.

Um comentário:

Marivone Aparecida Buffon Borgheti disse...

MUito eficiente você, fez todos os temas hein.
Um abraço,
Marivone